Dia 3 de Dezenbro – Dia internacional do deficiente
“ A deficiênca é uma entre todas as possibilidades do ser humano, portanto, deve ser considerada, mesmo se as suas causas e consequências se modificam, como um facto natural que nós mostramos e de que falamos, do mesmo modo que fazemos em relação a todas as outras potencialidades humanas.”
UNESCO, 1997
Breve resenha sobre a deficiência ao longo da história
Na Idade Média
O cidadão portador de deficiencia era totalmente rejeitado ou mesmo morto por ser considerado possuído pelo demónio.
No séc. XVII e XVIII
O cidadão deficiente era internado indiscriminadamente em orfanatos, manicómios, prisões ,
Asilos, etc.
No SÉC. XVIII e XIX
A sociedade toma consciência da necessidade de prestar apoio ao cidadão deficiente. Surgem as primeiras instituições especializadas, mas de carácter mais assistencial do que educativo.
No Séc. XX
Com o aparecimento do conceito de normalização, a possibilidade que os deficientes levem uma existência tão próxima do normal quanto possível, leva a uma integração na escola regular. Esta integração tem vindo a sofrer algumas alterações.
Na Época actual
Actualmente a escola assume parte da responsabilidade, tornando-se esta uma escola inclusiva, com a capaciade e o compromisso de educar todas as crianças que vivem nessa comunidade, tendo como pressupostos:
-Qualquer criança em determinada altura da sua vida, pode vir a ter necessidades educativas especiais.
-As respostas que a escola deve procurar para ir de encontro às necessidades desses alunos virão beneficiar todos os alunos em geral.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário